top of page

BENEFÍCIOS EM MONTAR SEU GE OU LA

GE2.png

Como montar um grupo de estudos?

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Os grupos de estudos são ferramentas acadêmicas muito interessantes para os estudantes, seja pelo interesse comum, pela transmissão de conteúdo através de palestras e eventos, ou até para o crescimento pessoal da área a ser estudada com o interesse em comum de propagar o conhecimento. No texto abaixo iremos explicar quais são os passos para montar um grupo de estudos de sucesso:

Professor Orientador

O primeiro passo para se montar um grupo de estudos é ter um professor orientador em mente, alguém que entenda dos assuntos que serão tratados no grupo de estudo em questão, que tenha interesse, disponibilidade e que possa agregar com seus conhecimentos. É de extrema importância esclarecer para o orientador quais serão os objetivos do seu grupo de estudos para saber se esse professor realmente é a melhor escolha para o desenvolvimento do trabalho. 

Propósitos/Objetivos

Os objetivos dos grupos de estudos são extensos, pois além de adquirir conhecimento técnico, os grupos de estudos são locais para compartilhar suas ideias, experiências, desenvolver suas competências, ter uma rede de apoio em momentos de necessidade e acima de tudo, fazer amizades, interagir com pessoas que dividam da mesma paixão.

Cargos

Antes de mais nada, é importante conhecer muito bem quem serão os integrantes do seu grupo de estudo, para ter uma melhor organização e fluidez das atividades desempenhadas dentro deste. É interessante fazer uma setorização de acordo com a necessidade, ou seja, dividir o grupo em marketing, financeiro, relações publicas, etc. Podendo ter uma rotatividade dentro desses setores, ou mantendo os integrantes fixos nos setores de acordo com suas competências e vocações.

Quantidade de Membros

É fundamental que os membros do grupo sejam engajados e interessados nas propostas e objetivos propostos. Pensando nisso, a quantidade de membros deve respeitar a demanda de funções e cargos do grupo, abrangendo estudantes que visem o estabelecimento e crescimento do grupo. Deve haver um equilíbrio no número de membros compatível com as atividades, nem muitos membros, pois podem tornar-se ociosos, nem poucos membros, pois podem ficar sobrecarregados. 

Nome

O nome do grupo deve estar alinhado com os interesses principais e foco das palestras e atividades. No início vem a denominação grupo/liga e a temática de interesse do grupo geralmente vem logo em seguida, antes do nome da instituição de ensino em que os integrantes estão inseridos. Assim, um grupo de estudos em cirurgia e ortopedia da universidade hipotética X pode se chamar "Grupo de Cirurgia e Ortopedia - Universidade X" com a sigla GECO - UX ou até "Liga Acadêmica de Cirurgia e Ortopedia - Universidade X", com a sigla LACO - UX. 

Logo

Um logo deve ser capaz de representar o grupo de forma ilustrativa e simples, para que quando alguém veja esse logo saiba que ele representa seu grupo. Elementos como bisturi, tesouras, agulhas, cães e gatos são comuns para representar a cirurgia veterinária, porém é importante que o grupo tenha originalidade. O logo pode ser elaborado pelos próprios membros do grupo, em concordância, ou pode ser feito por um profissional, de acordo com os interesses e particularidades do grupo.

Burocracias

Para oficializar a formação do grupo de estudo ou liga, existem alguns requisitos a serem cumpridos. A princípio, é necessário criar um estatuto para regulamentar o funcionamento do grupo, com suas atividades, cargos e regras, possibilitando também uma melhor organização. Se houver vínculo com instituição de ensino, é preciso de autorização da mesma, por meio da submissão do estatuto e de outras documentações exigidas. Quanto a parte financeira, deve-se fazer uma conta no banco para administrar o dinheiro, realizar e receber pagamentos. Sendo assim, também é importante estabelecer um responsável para essa conta e demais assuntos referentes às finanças, como por exemplo, o departamento financeiro.

Processo Seletivo

Inicialmente, deve-se questionar, baseando-se nos objetivos e demandas do grupo/liga, se há necessidade de ter um processo seletivo. Então, deve ser feito um planejamento, pensando em quais maneiras essa seleção poderá ser realizada. Para tanto, precisamos estabelecer qual o propósito de sua realização, estipular a quantidade de membros a ser selecionada e os cargos a serem ocupados. Para documentar o processo seletivo, é necessário elaborar um edital, o qual deve incluir a data de sua liberação, o período de inscrições, método de avaliação, entrevista e seleção dos candidatos. Por fim, é preciso utilizar um meio de divulgação para obter um melhor alcance de interessados em participar.

Meios de Divulgação

Os meios de divulgação são essenciais para exposição do grupo, portanto, devem ser escolhidos com muita atenção e pensando sempre no público alvo. Na dependência do intuito do grupo, é possível optar por posts atrativos e informativos no Instagram e Facebook e/ou grupos no WhatsApp e Telegram para divulgar palestras e manter o público atualizado sobre novidades; já YouTube e Podcasts são formas de discutir assuntos de interesse ao grupo/ouvintes com profissionais da área e conseguir maior alcance e, ainda, pode-se contar com o site oficial do grupo, sendo uma maneira de formalizar os passos deste e fornecer maiores informações sobre os membros e orientadores.

Mídias Sociais

As mídias mais utilizadas e acessadas, hoje, são Instagram e Facebook, logo, deve-se levar em consideração como serão feitos os posts - frequência de publicação, temas, interações com o público; sendo importante considerar a criação de uma identidade visual, ou seja, algo que faça com que os seguidores associem os posts ao grupo de forma simples e interessante, deve-se pensar em padronização e elementos visuais sistematizados.

Organização

Para um bom andamento do grupo de estudos, é importante fazer uso de mecanismos para a organização do grupo. Inicialmente, deve-se pensar acerca das palestras, escolhendo a plataforma de transmissão, e então montar um planejamento, um cronograma com a frequência de encontros. É importante que o grupo faça uso de plataformas de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, para organizar todas as planilhas e cronogramas, bem como outros documentos e arquivos de uso do grupo. Ferramentas como grupos de WhatsApp também auxiliam a organização e contribuem para a interação do grupo.

Manual de Instauração de GEs/LAs

Encerramento

Em casos de críticas, dúvidas ou sugestões, contate-nos pelo nosso e-mail: rpgecivet@gmail.com

bottom of page